Dicas,  Lifestyle

Dicas para aprender e praticar inglês sozinho(a)

Já conversei com muita gente que idealiza que a única forma de aprender e praticar inglês é fazendo aulas em escolas de idiomas ou particulares. No entanto, pode ser muito fácil aprender e treinar a língua inglesa e nesse post vou provar isso para vocês!

Durante anos e anos insisti para que meus pais me matriculassem em uma escola de idiomas, mas eles nunca o fizeram. Depois de muitos “nãos”, finalmente desisti e comecei a procurar uma forma de aprender por conta própria.

Confesso que no começo foi uma bagunça total, já que sou muito desorganizada, mas depois de muito esforço consegui me disciplinar.



1 – Seriados

Uma das formas mais válidas de aprender inglês, principalmente a parte de listening (ouvir) é através de seriados. A lista de séries é imensa, mas as que possuem o melhor e mais fácil diálogo são:

  • Riverdale
  • Friends
  • BoJack Horseman
  • Gossip Girl
  • The Fosters
  • The O.C.

2 – Apps

Outra dica super importante é o uso constante de aplicativos de celular voltados para o treino do inglês. Um app que amo de paixão é o Duolingo. Além de super prático, a regularidade e duração das tarefas é você quem escolhe. Aliás, o Duo treina todas as habilidades da língua inglesa: reading (ler), speaking (falar), writing (escrever) e o listening (ouvir).


3 – Podcasts

Os posdasts são MUITO úteis para quem quer aprender inglês. Além do listening, você treina o speaking com as constantes tarefas de algum canais. O meu podcast favorito é o ESL Podcast, ensina vocabulários de diferentes e inúmeras situações, sendo todos eles voltados para aqueles que tem o inglês como língua opcional. 


4 – Leia MUITO

É claro que ler é essencial para quem está aprendendo ou aperfeiçoando o inglês. Há inúmeros e-book disponíveis, livros físicos e demais materiais onlines disponíveis para leitores. O bom dos livros é que você pode grifar e fazer anotações.


5 – Anote as novidades

Anotar novas palavras e vocabulários é muito importante. Eu, por exemplo, não consigo decorar NADA de primeira. Acho super válido anotar todas as novidades da língua inglesa, logo depois ir revisando dentre um intervalo de tempo. Muitas pesquisas já comprovaram que a gente só aprende mesmo depois de revisar 2 vezes, no mínimo, e para isso são necessárias as anotações e resumos!


É claro que existem muitas outras séries, apps, podcasts e livros para aprender e aperfeiçoar seu inglês. No entanto, citei nesse posts os meus favoritos e os que me ajudaram de verdade a treinar.

Há INÚMERAS outras dicas super legais e importantes, se você conhece alguma maneira de treinar que não foi citada nesse post, conta pra gente!

 

12 Comments

  • Amanda

    Excelente post! Eu mesma aprendi foi na marra mesmo, sempre gostei muito da lingua e tudo que aprendi não veio da escola. Leio muito e vejo muita série, além de ouvir muita música em inglês, hj sou quase fluente mas é algo que precisa ter paciência 😀
    Suas dicas são muito verdadeiras!
    beijos,

    Amanda
    http://www.amandasoldi.com

  • Luana Souza

    Inglês é uma língua que eu tenho muita vontade de aprender a falar fluentemente. Sei algumas palavras e até consigo entender frases, mas tenho muita vergonha/dificuldade na hora de falar. Por ora não tenho como me matricular em cursos, por isso essas dicas ajudam bastante. Um diz meu inglês sai, assim como meu francês hehe 🙂

  • Thais

    Eu sou adepta de algumas dessas dicas, praticamente só assisto coisas legendadas, e algumas séries e filmes já coloco sem legenda, além de me cercar com apps e musicas no idioma para praticar um pouco.. a falta do uso faz a gente esquecer..

  • Laura Brand

    Aprendi muuuuuuuuito de inglês com Friends, recomendo demais também!! Podcasts também são excelentes para aprender inglês naturalmente. Meu namorado está começando a investir mais no aprendizado em inglês e acho que esse post vai ser muito bom pra ele <3

    • yeseoul

      Friends é a melhor série para tudo, até mesmo pra aprender inglês! Também estou começando a investir mais (tempo e dinheiro) e espero ter um ótimo resultado! Boa sorte pra vocês!!!

  • Luiza Corti

    Adorei suas dicas! As vezes eu tento ver séries e filmes sem legenda, pode ser um pouco difícil no começo, mas a gente se acostuma! Eu já fiz curso de inglês, e gosto de fazer esse tipo de coisa pra não perder a prática.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *