Dicas,  Viagem

Emitindo o PASSAPORTE: passo a passo

          Tirar seu passaporte é o primeiro passo para que você possa realizar uma viagem internacional à America do Norte ou Central, Europa, Ásia ou qualquer outro país fora da América do Sul. Embora seja um procedimento sem complicações, muitas dúvidas poderão surgir no ato de emissão, portanto, fiz esse passo a passo para que você possa emitir o seu passaporte sem quaisquer complicações.
 

1 – Tenha todos os documentos em mão

  • Documento de Identificação: RG, carteira funcional reconhecida por lei federal, Carteira de Habilitação com foto ou Carteira de Trabalho.
  • CPF: Apenas é necessário a apresentação caso não conste em nenhum dos documentos de identificação especificados acima.
  • Certidão de Casamentos: Em casos de nome alterado.
  • Não é mais necessário apresentar título de eleitor, comprovantes de votação ou de serviço militar, no caso dos homens, no entanto, é necessário que o mesmo esteja quites com a justiça eleitoral e serviço militar.
  • Não ter impedimento judicial para sair do Brasil.
  • Menores de 12 e 18 anos precisarão de documentos complementares que poderão ser conferidos AQUI.

2- Preencha o Requerimento no site da Polícia Federal.

          A emissão do passaporte é super fácil e simples, basta preencher o formulário, composto por 4 estágios, com seus dados e informações adicionais. Após o preenchimento de TODOS os campos, não esqueça de fazer uma revisão para garantir que as informações estejam corretas. Ao confirmar os dados, um protocolo será gerado, anote-o, pois irá utilizá-lo mais tarde.

3- Pague a taxa de emissão gerada (GRU)

          Ao confirmar os dados, um protocolo será gerado e junto a ele a Guia de Recolhimento da União (GRU). A taxa de emissão é de R$257,25 (2018), a mesma é gerada através de Boleto Bancário. Quando paga, poderá agendar a data de atendimento para dar continuidade no procedimento.

4- Agende a data de Atendimento.

          Após a confirmação de pagamento da GRU, agende seu atendimento utilizando o protocolo gerado após a confirmação de dados realizada online. Ainda, lembre-se que nem todas as cidades possuem Posto da Polícia Federal, portanto, marque o agendamento na cidade mais próxima.

5- Compareça ao posto da Polícia Federal

          Na data e horário agendados, compareça ao posta da PF com todos os documentos do tópico 1 em mãos. Não esqueça do número do protocolo e comprovante de pagamento da GRU (ambos impressos).
          O atendimento é super rápido e tranquilo. É realizado a conferência dos dados preenchidos com os documentos originais, recolhem suas digitais e assinatura e fotografia tirada.
          Depois da realização desse processo, você receberá o número do seu protocolo com data prevista para a entrega do passaporte.

6- Retire seu Passaporte

          O prazo estipulado para que você possa retirar seu passaporte é de 10 dias úteis, mas lembrando que é uma média. O tempo pode variar conforme a sede do seu atendimento, no entanto, você poderá acompanhar o andamento do seu pedido e, quando pronto, basta comparecer ao posto de atendimento e retirá-lo.

          Embora seja um procedimento fácil, não é rápido, portanto, caso esteja programando uma viagem internacional (e que não seja pela América do Sul), adiante-se emitindo seu passaporte o mais rápido possível.
         Caso ainda tenha dúvidas, basta conferir AQUI as Perguntas Frequentes disponíveis.

4 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *