Dicas,  Viagem

ID Jovem: Viagens gratuitas e meias-entradas

Quem não gostaria de ter passagem interestaduais de graça e descontos em eventos?

Pra quem ainda não conhece, o programa ID Jovem é uma iniciativa do Governo Federal, e oferece benefícios a jovens de baixa renda. Entre tantos os benefícios oferecidos pelo programa, as viagens gratuitas ou com descontos são as mais conhecidas.

 

O que é ID Jovem?

A Identidade Jovem é um documento digital, que faz parte da Lei da Juventude e deve ser aceito desta forma.

Além das passagens, o programa garante meia entrada em cinemas, shows, teatros, jogos de futebol, e quaisquer outras áreas culturais, como museus, parques naturais, etc. Além disso, para os cadastrados, há isenção em concursos públicos e vestibulares de universidades e institutos federais.


Quem pode se cadastrar?

Para ter acesso a todos os benefícios do programa, são necessárias algumas regras, sendo elas:

  • Ter entre 15 e 29 anos;
  • Estar inscrito no CadÚnico com NIS ativo e com informações atualizadas há pelo menos 2 anos;
  • Possuir renda familiar de até 2 salários mínimos;

Entretanto, para aqueles que estão dentro de todos esses requisitos, basta se cadastrar e desfrutar dos benefícios oferecidos!


Como me cadastro?

A inscrição do CadÚnico é realizado no CRAS – Centro de Referência de Assistência Social de sua cidade. Contudo, para o cadastro, o responsável da família deverá levar os documentos de todos os integrantes da família.

Você pode conferir todos os documentos necessários aqui.

Lá eles te darão todos os próximos passos (todos online) e informações necessárias para o cadastro no ID Jovem.


Desconto em viagens

As passagens de ônibus poderão ser de 100% ou 50% de desconto. Em cada viagem INTERESTADUAL são reservadas duas vagas gratuitas em cada tipo de transporte (ônibus, trem e embarcação). Depois que as vagas gratuitas se esgotarem, são reservadas mais duas vagas com desconto de 50% (no mínimo) no valor da passagem.


Meia entrada

Os portadores da Identidade Jovem terão direito a meia entrada (pagando 50% do valor) em shows musicais, teatros, eventos esportivos, eventos culturais, dentre outros. Para usar a Identidade Jovem em eventos de cultura, lazer e esporte, o jovem pagará somente meia-entrada, ou seja, 50% do valor que será cobrado no ingresso para todo o público.


Se economizar é a sua praia, confira esses outros posts:

Apps para programar e economizar na sua viagem

7 dicas para viajar gastando pouco


Desde setembro de 2016, quando a ID Jovem teve seu início, foram gerados quase 279 mil cadastros. Deste modo, hoje, 15,6 milhões de jovens são possíveis beneficiários do programa.

O mais interessante é que não é necessário ser estudante para participar: veja o passo a passo de como se cadastrar no programa.

Se você se encaixa nos requisitos, não perde tempo e se cadastre já!

8 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *